A frase é a expressão verbal de um pensamento ou o enunciado
capaz de estabelecer uma comunicação, para isso, deve ter um
sentido
completo; e, quanto a extensão, pode ser formada por um termo ou
pela
combinação de elementos. Na escrita, a frase inicia por uma maiúscula
e
termina com sinais de pontuação. Diferencia-se, basicamente, da oração
por esta ser constituída de sujeito (podendo não estar em nível
oracional) e
predicado (obrigatório), alem de inúmeros termos e também orações.
Nesse estudo, utilizar-se-ao as orações por apresentarem uma
estrutura
propicia para a análise gramatical, pois possuem linearidade
e hierarquia
entre os constituintes. Partindo do principio dessa ordenação,
Perini (2000, p. 227)
propôs uma regra de estrutura sintática para a oração,
sendo
que os termos nos parênteses podem ou não aparecer explícitos:
Nas frases acima, pode-se perceber que os exemplos (1), (2) e (3)
apre-
sentam, no mínimo, um predicado, constituinte obrigatório na oração.
Já o
exemplo (4) não possui predicado, mas e um ato comunicativo e tem
sentido
completo, portanto, uma frase, mas não oração. Dos exemplos
citados, verifica-se
que toda a oração e uma frase, mas nem toda frase e uma oração.
Silva & Koch (2001) estabelecem uma regra de constituição para
toda
e qualquer frase formada de um conteúdo proposicional ou proposição
(P),
ou ainda, oração (O) composta por elementos linguísticos
(sintagmas) que se
organizam através de pergunta, exclamação, ordem, desejo, etc, em
forma de
tipos de frase (T).
E a proposição que será descrita estruturalmente através das
regras
de reescritura, de estrutura frasal ou de base, em que os
elementos mantém
relações de ordem e dependência. Será visto adiante que a descrição
da
estrutura sintática e formal e não semântica, como, em geral, a gramática
tradicional expõe quando conceitua o sujeito como aquele de quem
se diz
algo. Para a gramatica descritiva, sujeito e o termo que esta em relação de
concordância com o verbo (Ndp).
Uma oração e formada por unidades menores significativas, ou seja,
constituintes que compõem uma unidade sintático-semântica chamada
sintagma. Mas, como descobrir quais são os sintagmas de uma oração?
Para isso, Silva & Koch (2001) utilizam o procedimento da comutação
com os seguintes objetivos: a) segmentação – decompor o conteúdo pro-
posicional em subconjuntos; b) substituição – verificar quais
subconjuntos
possuem a mesma função.
Fonte: SINTAXE GERATIVA: REFLEXÕES PARA A
PRÁTICA PEDAGÓGICA
DA LÍNGUA PORTUGUESA1
Disciplinarum Scientia. Serie: Artes, Letras e Comunicacao, Santa Maria, v. 4, n. 1, p. 125-153,
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